MATÉRIAS PUBLICADAS

Use o dinheiro com sabedoria

Use o dinheiro com sabedoria

O dinheiro pode ser bênção como pode ser também maldição. Pode ser um instrumento para abençoar outras vidas, ou pode ser usado egoisticamente. Em Provérbios 28.19, Salomão diz: “O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza.”

Existe algo que acontece entre nós, mas que não é o mais correto: dar dinheiro às algumas pessoas. Dar dinheiro, principalmente, a algumas crianças pelas ruas, é uma questão séria. Muitas se acostumam e depois não querem trabalhar. Acostumam apenas com o ganhar. Ganhar para comer, para comprar drogas e bebidas, para sustentar os pais. Claro que há exceções, e você precisa ter discernimento para ajudar e não atrapalhar. Imagine se o filho pródigo tivesse encontrado alguém para lhe dar dinheiro! Se isso tivesse acontecido, talvez ele não teria se arrependido e não teria aprendido sobre os valores de Deus. Como Igreja do Senhor, não podemos oferecer às pessoas apenas soluções imediatas, mas levar até a elas soluções permanentes. É por isso que nas Lagoinhas temos o setor social, para cuidar, orar, orientar, disciplinar. Enfim, oferecer um tratamento que produza resultados.

Para se ter liberdade financeira é preciso excluir o supérfluo, o desnecessário. Vá ao supermercado com uma lista do que tem em mente a comprar. Mas tome algumas medidas sábias quando for fazer isso. Já foi constado que pessoas que vão às compras com fome, compram o que não devem. Então, estabeleça limites para você mesmo. Em 1 Coríntios 10.23 está escrito: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm”. Sair comprando supérfluos a torto e a direito é lícito? Convém? Procure comprar o essencial, aquilo de que você realmente necessita. Outro texto bíblico que nos alerta quanto a isso está em Isaías 55.2: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?” Ah! E não compre se você não pode pagar.

Tenho visto muitas pessoas numa ciranda financeira terrível. Pegam dinheiro para pagar uma dívida, e dívida não se paga com dívida. Procure sempre comprar à vista. Infelizmente, não são raros os empréstimos feitos para sustentar o supérfluo. Por isso, fique atento! Deus deseja ver sua fidelidade, mas se alegra com sua sabedoria ao lidar com o dinheiro. Peça discernimento a Ele na hora de ajudar alguém, ao fazer qualquer investimento e na hora de pagar.




< Voltar

Copyright 2017 - Rádio Multi FM    •    Grupo Alphanet Hosting